Técnicas de vendas em supermercado para crescer suas receitas

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Técnicas de vendas em supermercado: informações que você precisa agregar à sua estratégia de vendas para crescer o seu faturamento

É dono de supermercado e precisa aumentar o seu faturamento? Então precisa saber que existem estratégias que facilitam essa tarefa! No artigo de hoje, trouxemos técnicas de vendas em supermercado importantes que vão te auxiliar nessa meta
Contar com o aumento nas receitas é a melhor forma para expandir seu supermercado, driblar crises e garantir um bom desempenho financeiro, mas alcançar esse objetivo pode ser algo que demanda uso de estratégia, por conta disso, relacionamos técnicas de vendas em supermercado que você deve incorporar às suas rotinas e que vão te ajudar a trazer cada vez mais clientes ao seu comércio.
Para driblar crises, expandir seu negócio, destacar-se de seus concorrentes e garantir um bom desempenho financeiro do seu supermercado, contar com o aumento nas vendas é uma forma de te ajudar a ter mais êxito nesse tipo de situação. No entanto, fazer isso de forma aleatória poderá não te garantir os resultados de quando você realiza essa atividade contando com táticas eficientes e que já demonstraram resultados em empresas as quais já passaram situações como a sua.
E, para te ajudar nessa missão, elaboramos um material rico, que vai te fazer entender o que são técnicas de vendas em supermercado, as principais que você poderá incluir nas rotinas do seu setor comercial – mesmo que não tenha um departamento específico em sua empresa, e ter mais clareza sobre como sua contabilidade pode facilitar o dia a dia também nesse aspecto.

O que são técnicas de vendas

Técnicas de vendas se referem ao conjunto de métodos utilizados para que consumidores adquiram os produtos vendidos em seu supermercado de maneira mais facilitada.
Em outras palavras, também podem ser entendidas como o grupo de condutas e ações voltadas para melhorar a performance do setor comercial de seu estabelecimento.
Conhecê-las e incluí-las nas rotinas do seu negócio é essencial quando se busca captar mais clientes e melhorar o faturamento do negócio. 
Através das técnicas de vendas em supermercado, fica muito mais simples encantar e satisfazer seus clientes, sendo que vários outros setores também poderão ser beneficiados quando elas são implementadas de maneira adequada.

Por que você precisa encontrar formas que permitam aumentar as vendas do seu supermercado

Se você deseja aumentar a estrutura do seu supermercado sem ainda ter dinheiro disponível e sem precisar recorrer a empréstimos ou financiamento, um dos passos importantes que vão te ajudar a fazer mais dinheiro é aumentar as receitas do seu comércio.
Mas não é apenas nesse contexto que as técnicas de vendas em supermercado podem ajudar o seu estabelecimento, isso porque seus concorrentes também estão sempre buscando por novas formas de se tornarem mais competitivos e, quando você não investe em formas de tornar o seu negócio mais atrativo aos seus clientes, com certeza ficará estagnado e propenso a ficar para trás, sendo não é isso que você quer, concorda?
Aqui também é importante deixar claro que, no segmento de supermercados, buscar sempre formas de aumentar as receitas é necessário, já que a margem de lucro obtida na venda dos produtos não costuma ser grande.

7 técnicas de vendas em supermercado que você precisa começar a incorporar hoje em seu supermercado

Nesse contexto, reunimos 8 técnicas de vendas em supermercados que vão te ajudar a enxugar os seus processos e direcionar suas ações que irão contribuir para uma melhor performance do setor comercial de sua empresa.

1 – Entenda o comportamento do seu consumidor

Entre as técnicas de vendas em supermercado, entender o comportamento do seu consumidor é uma das mais poderosas ferramentas e que também vai te ajudar a perceber de que maneira ele é influenciado.
Nesse contexto, é importante primeiro lembrarmos que somos consumidores por natureza, desde a manhã, quando tomamos café e nos levantamos, até o anoitecer, estamos consumindo algo.
E isso inclui as roupas que escolhemos para sair e deitar, os itens postos na mesa, em nosso café matutino, o veículo – e respectivo combustível – que nos levará ao trabalho, enfim, boa parte de tudo que integra o nosso cotidiano foi obtida através de intermediação de alguma empresa.
Dessa forma, percebemos que existe um amplo potencial que pode ser explorado por seu supermercado quando o tema é consumo.
Nesse sentido, entender os hábitos de compras, quais as influências que tornam seus consumidores mais suscetíveis a optarem por seus produtos é uma técnica de vendas que facilita a eficiência das táticas usadas, já que é a partir daí que você poderá encontrar formas de melhorar o comportamento de seus clientes, ou, ainda, procurar por maneiras que possam atendê-lo mais facilmente.
Exemplo disso são as datas comemorativas: em algumas cidades, principalmente as do interior, no São João cresce o número de comidas típicas, como amendoins, milho, canjicas e licores. Já no Dia dos Namorados, existe uma maior procura por chocolates, flores e afins.
Manter-se atento a essas questões poderá fazer com que você perceba mudanças de hábitos ou mesmo oportunidades para melhorar a captação de clientes – e as vendas – em seu supermercado.

2 – Saiba o que seu cliente precisa comprar

Então, conhecer o comportamento do cliente é um passo importante para saber o que ele precisa comprar.
Ter posse desse conhecimento é fundamental, já que de nada adianta colocar em seus expositores farinha de trigo integral se a preferência do seu público-alvo é a tradicional, concorda?

Agora uma indagação que talvez você possa estar fazendo é:

  • E como eu posso saber o que meu cliente precisa comprar?

Seguir o passo anterior vai te ajudar nessa questão, e conhecer o mercado em que você atua é uma das melhores formas para isso.
O conhecimento de mercado pode ser feito através de pesquisa formalizada, enviada para o e-mail das pessoas que frequentam o seu supermercado.
Ter presença em redes sociais, como o Facebook e Instagram, é bastante útil, haja vista que são plataformas amplamente utilizadas por pessoas de diferentes realidades e a internet dá mais liberdade para que consumidores exponham suas opiniões e preferências. 
Você pode compreender melhor o que seu cliente precisa também através de conversas informais realizadas quando membros da comunidade visitam seu supermercado em alguma compra.
Dessa forma, saber o que seu cliente precisa comprar é uma das técnicas de vendas em supermercado, a qual se faz muito importante  e que você deve se preocupar e definir, de forma elaborada, a partir desse momento.

3 – Tenha confiança no seu trabalho

Quando você tem bem definidos os aspectos anteriores, trabalha com mais certeza sobre a importância dos seus produtos para atender às necessidades dos seus clientes, tanto no que diz respeito à utilidade, quanto aos preços praticados.
Tal ponto é essencial para te dar mais segurança e confiança em estar atuando de forma correta, e de acordo com o que sua demanda precisa, ou seja, para que você tenha certeza que o seu negócio está seguindo no caminho certo.
Porém, é necessário que a gente reforce que embora os dois pontos anteriores sejam técnicas de vendas em supermercado importantes, ter confiança no seu trabalho também demanda que você acompanhe os indicadores do seu empreendimento para entender como as ações da sua gestão estão refletindo nos resultados da sua empresa.
Mas lembre-se, não basta apenas ter confiança, é preciso também passar confiança para seus clientes, já que ela é a base de qualquer relacionamento e pode ser decisiva na escolha do seu empreendimento como opção de compra. 
E isso você alcança através de um bom controle da validade dos seus produtos, disponibilizando itens de qualidade, a um preço de acordo com a realidade dos seus clientes, oferecendo, em seu empreendimento, uma variedade de itens que atendam ao público que vá ao seu supermercado, dentre outras medidas.

4 – Torne seus benefícios claros

Bem, pouco adianta conhecer o comportamento de seus clientes, saber o que cada um deles procura e ter confiança em seu trabalho se o consumidor não entende os benefícios em adquirir produtos em seu estabelecimento, concorda?
Então, tornar claros os benefícios de comprar em seu supermercado e não nos seus concorrentes é uma técnica de vendas em supermercado fundamental para atrair e fidelizar clientes, e isso contribui positivamente para aumentar as receitas em seu estabelecimento.
Dessa forma, é importante que você, primeiro, identifique quais os diferenciais da sua empresa, os motivos que tornam mais vantajoso para consumidores adquirirem itens com você do que com a concorrência.
A partir daí, verifique possibilidade de agregar mais valor ao seu negócio, podendo ser disponibilizando cartão de crédito com a marca do seu supermercado, programa de pontos, sorteios (lembrando que, a fim de evitar problemas, é necessário obter autorização governamental para se realizar sorteios e determinados concursos), pedidos pela internet e entrega em domicílio. 
Esses são apenas alguns dos exemplos. A partir do momento em que você conhece a necessidade do seu público, fica mais fácil encontrar formas de agregar valor aos seus produtos.
Feito isso, invista em formas de divulgação, ou seja, aqui o Marketing passa a ser um grande aliado da sua empresa.
Ter uma presença nas redes sociais é uma opção com custo reduzido e que pode te ajudar a alcançar seu público-alvo com mais facilidade, mas lembre-se que, para que suas ações sejam efetivas  evitar perder tempo – e dinheiro -, desenvolver um planejamento de marketing é importante.

5 – Anteponha-se a objeções

Esta é mais uma das técnicas de vendas em supermercado que você deve incluir em sua estratégia comercial.
Objeções são receios, dúvidas e pensamentos que impedem seus clientes de terem seu estabelecimento como parceiros.
Entendê-las te ajuda a encontrar soluções que permitam facilitar o cotidiano dos seus clientes e agregar valor aos seus produtos.
Por exemplo, a distância da casa do cliente para o seu supermercado pode ser uma objeção? Ofereça serviço de entrega, reforce a existência de pontos de ônibus e táxis e que a economia feita poderá pagar o transporte e ainda sobrar dinheiro.
A objeção é o conforto do seu estabelecimento? Então busque por soluções que possam contornar essa situação, através de climatização de ambientes, espaços de espera, mantenha o local sempre limpo e outros que sejam pertinentes.

6 – Seu cliente precisa ter urgência em consumir seus produtos

Faça com que seus clientes percebam que adquirir seus produtos é algo urgente, seja para não perder ofertas, seja para aproveitar produtos exclusivos por tempo limitado, lembrando que é um produto que é ou que pode se tornar escasso, até mesmo levando-o a perceber que poderá, de alguma forma, usar os produtos adquiridos em seu estabelecimento para ganhar dinheiro.

7 – Esteja sempre disponível aos seus clientes

Por fim, como a última das técnicas de vendas em supermercado que trouxemos, temos que manter-se disponível aos seus clientes é necessário.
Para isso, é importante ter bons canais de comunicação, seja a própria loja, através da internet, seja usando endereços eletrônicos, telefone, WhatsApp, enfim,  a tecnologia atual nos fornece vários recursos que possibilitam facilidade nesse aspecto.
No entanto, lembre-se que de nada adianta apenas ouvir, mostre a eles que você leva em consideração suas opiniões e experiência, o que não significa dizer que todas serão acatadas, mas que eles receberão um retorno sobre tudo o que for manifestado e compartilhado com a sua gestão.

Entenda como nós, da Nord, uma contabilidade especializada em supermercados, podemos te ajudar nessa tarefa.

Antes disso, precisamos lembrar que um fator importante para aplicar as técnicas de vendas em supermercado que trouxemos até aqui é entender a performance do seu estabelecimento.
Através dela, você consegue acompanhar os resultados obtidos pelas ações realizadas ao seguir cada um dos tópicos que trouxemos em nosso artigo.
Isso é necessário, pois, para realizar algumas mudanças, você poderá precisar fazer investimentos, afinal, seguir as mudanças de seus índices permite que você entenda se está sendo viável ou se é necessário realizar algum tipo de ajuste.

Mas uma coisa é certa: usar técnicas de vendas em supermercado contribui muito para que você possa captar novos clientes, fidelizar aqueles que já consumiram em seu estabelecimento e aumentar e melhorar a situação das suas receitas.

Nesse contexto, ao implantar técnicas de vendas em supermercado, contar com apoio especializado é uma estratégia inteligente, permitindo que você tenha mais assertividade em suas decisões.
E nós, da Nord Inteligência Contábil, somos uma contabilidade especializada em supermercados e podemos dar o apoio que você precisa para enxugar seus custos, encontrar alternativas que possibilitem melhorar sua lucratividade e desenvolver uma gestão baseada na realidade da sua empresa.
Quer saber como, na prática, nossa contabilidade pode te ajudar na aplicação das técnicas de vendas em supermercado que trouxemos em nosso artigo? 
Então envie-nos uma mensagem, vamos bater um papo sobre isso!
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