Fique atento às obrigações acessórias da sua empresa e evite problemas

Voce Precisa Conhecer Agora Mesmo Todas As Obrigacoes Acessorias No Comercio Varejista Blog (1) - Contabilidade em Vitória da Conquista - BA | Nord Contabilidade

Compartilhe nas redes!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Obrigações acessórias: saiba o que são e como elas impactam a sua empresa

SUBHEADLINE: As obrigações acessórias são inerentes à vida do empreendedor e precisam de toda atenção para evitar pagamento de multas e juros que só contribuem para esvaziar o caixa da empresa. A contratação de um profissional contábil é primordial para cuidar dessa tarefa. Leia nosso post para saber mais.

Entenda o que são obrigações acessórias e a importância do cumprimento delas na sua empresa.

Todo gestor deve ter grande interesse em cuidar da boa reputação do seu negócio, do crescimento dos seus lucros e do valor que a empresa agrega aos seus clientes.

Contudo, é crucial que ela também cumpra suas obrigações tributárias, pois podem afetar negativamente toda a sua organização se não receberem a devida atenção.

Você sabe o que são obrigações acessórias? Veja abaixo como funcionam e como impactam a sua empresa.

O que são obrigações acessórias?

Toda empresa precisa entregar ao Governo diversos documentos solicitados para estarem em conformidade com a lei a fim de que funcionem regularmente sem nenhum empecilho.

No meio do grande volume de documentos relacionados à área tributária que são solicitados, existem as obrigações acessórias.

Essas obrigações são declarações que podem ser mensais, trimestrais ou anuais e são documentos em que estão registradas informações sobre a empresa.

Por exemplo, emissão de guia de recolhimento, demonstrações contábeis e folhas de pagamentos dos funcionários podem constar em tais declarações.

Quais são os prazos e os tipos de obrigações acessórias?

O Governo Federal, estadual ou municipal é responsável por definir quais tipos de obrigações acessórias que a empresa deve cumprir, quais são os prazos de entrega, as multas por atraso, por erros ou pela omissão nas informações que foram solicitadas. 

Portanto, dependendo do tipo de regime tributário que a empresa optou, os prazos e as obrigações acessórias podem variar.

Por exemplo, as empresas que estão enquadradas no regime tributário Lucro Presumido devem entregar oito obrigações acessórias e os prazos também variam dependendo do tipo de declaração.

Dentre essas obrigações, existem: a SISCOSERV (Sistema Integrado de Comércio Exterior de Serviços) – que deve ser enviado trimestralmente – e o DCTF (Declaração de Débitos Tributários Federais) – que precisa ser entregue mensalmente.

Tendo em vista a quantidade de obrigações acessórias que precisam ser entregues dentro do prazo estipulado, é necessário o auxílio de um profissional de contabilidade que assegure que as declarações sejam enviadas corretamente.

E como um erro e um atraso nessas declarações podem afetar a sua empresa? Continue a leitura.

Obrigações acessórias: como podem afetar negativamente a sua empresa?

Um gestor deve manter sua empresa organizada e regida de acordo com as atualizações da lei.

O atraso na entrega das obrigações acessórias pode gerar multas que podem atrapalhar o fluxo de caixa da empresa e, consequentemente, a sua expansão no mercado.

Além disso, é preciso ter tempo, conhecimento e experiência para lidar com todas essas questões burocráticas relacionadas a obrigações tributárias.

É muito importante que as informações também estejam corretas.

Contratar um contador pode ser uma ótima opção para evitar que você gaste seu esforço e tempo lidando com questões contábeis.

Nós, da Nord, temos a expertise necessária para ajudar você a atender às obrigações acessórias da sua empresa de forma prática e eficiente.

Uma empresa precisa estar em conformidade com as leis tributárias para manter sua boa impressão aos fornecedores, aos clientes e para evitar prejuízos financeiros por conta de multas.

E então, gostou do artigo? Agora você já sabe o que são obrigações acessórias e como é importante cumpri-las corretamente e dentro do prazo.

Quer garantir uma boa gestão dos documentos tributários da sua empresa? Entre em contato conosco, podemos auxiliar você na gestão do seu  negócio. Para isso, basta clicar no ícone do WhatsApp presente em sua tela. 

Classifique nosso post post

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

111 Nord Contabilidade - Contabilidade em Vitória da Conquista - BA | Nord Contabilidade

Turnover: saiba o que é e como evitar isso em sua empresa

O propósito da organização deve ter alguma relação com o propósito do candidato. Do contrário, fica fácil se encantar com outras oportunidades do mercado Encontrar e reter talentos. Essa é a grande missão do RH em uma empresa. Buscar a

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
E começa mais uma temporada dessa série... Você deve se…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top

Guia para Abertura de Empresas

Confira esse guia passo a passo que preparamos para você ABRIR SUA EMPRESA em tempo recorde e dar um salto para o sucesso definitivo no empreendedorismo!
Open chat