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Saiba quais as causas para a queda de vendas em supermercados e como evitar prejuízos para o seu!
Entenda como é gerada a queda de vendas em supermercados e como lidar adequadamente com essa situação
O ramo alimentício é muito promissor para os negócios, afinal, atende uma necessidade constante de todos os seres humanos: a alimentação.
Contudo, ainda que esse seja um fato, abrir um supermercado pode não ser tão simples quanto se imagina, cabendo aos gestores a missão de manter tudo em dia, evitar queda de vendas e garantir sempre os melhores resultados.
Para isso, diversos aspectos precisam ser levados em consideração e bem executados, ou os problemas serão uma realidade.
Especialmente durante a pandemia do Coronavírus, ainda que toda a população precise adquirir itens básicos, a queda de vendas em supermercados foi uma situação enfrentada em alguns períodos.
Essa situação evidencia a necessidade de compreender quais são as causas de quedas e como lidar com esse cenário, evitando que o seu supermercado seja prejudicado.
Logo, preparamos esse artigo justamente para falar sobre a queda das vendas em supermercados e apresentar todas as informações que você precisa ter sobre o assunto.
Queda de vendas em supermercados – quais as causas?
Quando falamos em queda de vendas em supermercados, existem diversas causas que podem originar essa situação.
A forma mais adequada de identificar o que impactou as vendas em seu supermercado é por meio de uma análise minuciosa dos relatórios financeiros, das vendas realizadas e do estoque.
Com isso, você consegue identificar:
- Quais produtos mais saíram;
- Quais produtos ficaram em estoque;
- A diferença de resultados em relação ao último mês;
- O que precisa ser melhorado;
- O impacto financeiro gerado; entre outros.
É essencial entender qual a situação do seu supermercado.
Entretanto, existem algumas causas que são comuns na queda de vendas em supermercados, logo, falaremos sobre cada uma delas a seguir para que você possa identificar se são problemas que ocorrem em seu estabelecimento.
Assim, torna-se mais simples saber qual a origem do problema e como resolvê-lo.
Falha no controle de estoque
Muitos gestores não associam o controle de estoque diretamente com a queda de vendas, contudo, é algo que está completamente relacionado.
Afinal, o controle de estoque é o que irá garantir que todos os produtos necessários para atender a demanda do seu supermercado estejam disponíveis, bem como é fundamental para que custos excessivos com o estoque não sejam gerados.
Dessa forma, quando existem falhas no controle de estoque, as consequências são:
- Falha no atendimento à demanda;
- Consequentemente, queda de vendas;
- Impactos financeiros negativos.
Por isso, ter atenção com o controle de estoque é algo de extrema importância.
Falta de planejamento
Quando falamos em falta de planejamento, também falamos na falta de plano para atender toda a demanda e ausência de um planejamento estratégico que potencialize as vendas.
O planejamento é fundamental para que as épocas de sazonalidade sejam aproveitadas, bem como para ter uma projeção dos produtos que precisam ser repostos em breve no estoque do supermercado.
Além disso, o planejamento abrange ações como promoções, cartão fidelidade, melhorias no supermercado e outros detalhes que fazem toda a diferença nas vendas realizadas mês a mês.
Não ter plano de marketing
Não ter um plano de marketing é um fator que impacta diretamente na queda de vendas, afinal, sem ações de marketing você não expande o alcance do público que seu supermercado tem.
Com isso, todo um potencial de público é deixado de lado, resultando na queda de vendas.
Logo, é essencial ter um plano de marketing com estratégias que promovam o alcance de clientes, mostre os diferenciais do seu supermercado, anuncie as promoções e viabilize que você se destaque da concorrência.
Realizar uso dos meios tradicionais e, principalmente, digitais de marketing é fundamental.
Falta de conhecimento da demanda
Não ter conhecimento sobre a demanda do supermercado com certeza impacta na queda de vendas.
Afinal, como atender completamente e com qualidade uma demanda que você sequer conhece?
Por isso, é preciso se atentar aos aspectos abaixo:
- Quem é o seu cliente?
- O que eles mais buscam em seu supermercado?
- Quais diferenciais são atrativos?
- Em quais períodos compram mais?
- Com que frequência vão ao supermercado?
Todos esses são pontos que viabilizam conhecer a demanda e atendê-la de forma impecável, sendo assim, é imprescindível ter atenção com cada um deles.
Por meio destes você tem acesso a dados que, inclusive, auxiliam em outros pontos, como o controle de estoque e planejamento efetivo.
Economia nacional
A economia nacional, especialmente em momentos de recessão, proporciona a queda de vendas em supermercados, sendo a pandemia do Coronavírus um exemplo disso.
Conforme mencionamos na introdução, apesar de um supermercado atender necessidades básicas, uma recessão econômica causa grandes impactos, pois a concorrência se torna mais acirrada e os consumidores tendem a economizar durante esses períodos.
Dessa forma, ter atenção com a situação econômica é fundamental para que você garanta uma precificação adequada – vantajosa para o negócio e justa para o cliente.
Aumento da concorrência
O aumento da concorrência é um fator muito comum na queda de vendas, justamente por oferecer ao público mais de uma opção para obter os produtos que precisam.
Quando a concorrência se torna mais forte, é preciso encontrar formas de se destacar, seja pela variedade de produtos, preços, promoções, condições de pagamento e afins.
Sem tais diferenciais, as chances da queda nas vendas não ser algo temporário, mas sim permanente, aumentam muito.
Para evitar, é preciso ter sempre muita atenção com a sua área de atuação, com novos supermercados concorrentes e incluir essa situação como um ponto de atenção em seu planejamento.
Gestão financeira ineficiente
Apesar de não ser necessariamente um fator que impacta diretamente na queda de vendas em supermercados, é algo que impacta em todos os pontos que mencionamos até aqui.
Se a gestão financeira do seu supermercado for ineficiente, além de problemas financeiros, você não estará apto(a) a aplicar estratégias de marketing efetivas, oferecer maior diversidade de produtos, investir em sistemas para controle de estoque e assim por diante.
Dessa forma, ter uma boa gestão financeira lhe fornece uma base para poder realizar ações que irão evitar as causas da queda de vendas.
Os riscos da queda de vendas em supermercados
Apesar de serem claros os diversos riscos existentes, é importante ressaltarmos esse aspecto para que seja sempre um ponto de atenção em sua gestão.
A queda de vendas pode gerar diversos riscos para o futuro do negócio, sendo os principais:
- Menos capital para o negócio;
- Necessidade de cortar custos;
- Risco de falência;
- Diminuição da qualidade do supermercado;
- Perda para a concorrência;
- Dívidas;
- Fluxo de caixa prejudicado; entre outros.
Por isso, um ponto muito importante é sempre ter uma reserva financeira para utilizar em momentos como esse, enquanto aplica soluções para a queda de vendas em seu supermercado.
9 soluções para a queda de vendas em supermercados
Tendo falado sobre as causas e riscos, agora falaremos sobre as soluções para a queda de vendas, com o intuito de te auxiliar a lidar com essa situação da melhor forma possível.
1 – gestão financeira bem estabelecida
A primeira coisa a se fazer é ter uma gestão financeira bem estabelecida, por dois motivos principais.
O primeiro motivo é para conseguir lidar com os impactos financeiros que a queda nas vendas geram, para isso, a gestão financeira é indispensável, garantindo que seu negócio não se afunde em dívidas e precise até mesmo declarar falência.
Além disso, a gestão financeira bem estabelecida irá viabilizar o que mencionamos anteriormente, ou seja, recursos para investir no marketing, em sistemas, variedade de produtos e outras ações que evitem futuras quedas nas suas vendas.
2 – controle de estoque
O controle de estoque é fundamental para corrigir a dificuldade em atender toda a demanda que seu negócio possui.
Dessa forma, pode ser viável investir em um sistema para auxiliar nesse controle, garantindo que você saiba quais produtos precisam ser solicitados aos fornecedores em maiores quantidades e quais em menores.
Além disso, o controle de estoque é um ponto importante para a própria gestão financeira, evitando custos excessivos.
3 – planejamento a curto, médio e longo prazo
Ter um planejamento a curto, médio e longo prazo permite que você projete ações que irão evitar queda de vendas em seu supermercado durante um longo período de tempo.
Por meio do planejamento você encontra as formas mais viáveis de implementar estratégias que proporcionem bons resultados ao seu supermercado, além de ter uma boa projeção para o futuro.
É essencial analisar se o que foi planejado está sendo realizado, para que todos os objetivos a curto, médio e longo prazo sejam alcançados.
O planejamento adequado vai depender de pontos como:
- Realidade financeira do seu negócio;
- Seu público-alvo;
- Possibilidades de investimentos;
- Objetivos que você tem; entre outros.
4 – plano de marketing
A elaboração de um plano de marketing sólido é de extrema importância para que as vendas do supermercado sejam potencializadas, aproveitando todas as oportunidades possíveis.
Dessa forma, é preciso definir quais são as ações de marketing que serão adotadas, qual o orçamento necessário para isso e quando serão implementadas.
Para realizá-las, é possível utilizar banners, carros de som ou partir para os meios digitais, por meio das redes sociais, e-mails marketing e afins.
As melhores alternativas de marketing para o seu supermercado irão depender do seu público-alvo, por isso, é preciso um estudo minucioso desse aspecto.
5 – análise de demanda
A análise de demanda é um fator crucial, afinal, é o que te dará a percepção de toda a demanda que precisa ser atendida.
A partir disso, você consegue garantir que o que o seu público está buscando esteja disponível em seu negócio.
Para tal, é essencial analisar a demanda com muito cuidado, para que as ações que você defina abranjam as necessidades identificadas.
É preciso acompanhar as mudanças na demanda constantemente, para que a efetividade da sua gestão seja garantida.
6 – promoções
As promoções são uma forma antiga e efetiva de potencializar as vendas de um negócio, logo, também é uma ferramenta importante para lidar com a queda de vendas.
Você pode definir um dia de promoção fixo para frutas e verduras, por exemplo, outro para carnes e assim sucessivamente.
Dessa forma, você mantém um sólido fluxo de clientes em seu supermercado e, além de fidelizar os clientes atuais, potencializa a captação de novos.
Contudo, é preciso ter atenção às promoções, verificando a questão financeira, margem de lucro e outros detalhes importantes da precificação.
7 – melhorias no supermercado
Realizar melhorias no seu supermercado irá torná-lo cada vez mais uma preferência para os clientes, garantindo que você se destaque em meio a concorrência.
Sendo assim, de acordo com a realidade financeira, dentro do planejamento e com uma boa projeção de resultados, é essencial realizar melhorias, desde grandes até nos mínimos detalhes do seu supermercado.
Com isso, em momentos de queda de vendas por conta de uma recessão econômica nacional, por exemplo, o seu supermercado será lembrado como uma boa opção.
8 – aproveitamento das sazonalidades
As épocas de sazonalidades como Páscoa, Natal etc. são potencializadoras dos resultados financeiros e saber aproveitá-las é de extrema importância.
Ao fazer isso adequadamente, é possível compensar outros momentos do ano que acabam passando por alguma queda.
9 – diferenciais
Ter diferenciais em seu supermercado é um detalhe importante para lidar com a queda de vendas, captar e fidelizar clientes.
Afinal, os diferenciais são justamente o que fazem com que os clientes optem pelo seu supermercado e não pelo concorrente.
Sendo assim, verifique o que pode ser um diferencial em seu negócio e coloque-o em prática.
Tenha tempo e tranquilidade para focar no crescimento do seu supermercado!
Colocar todas essas soluções em prática é algo crucial, porém, demanda tempo, planejamento, dados contábeis e cuidado minucioso com cada detalhe.
Além disso tudo, é preciso garantir que seu supermercado esteja em dia com questões contábeis, fiscais e afins.
Logo, contar com o suporte de especialistas para te auxiliar com as questões contábeis viabiliza tempo e tranquilidade para você focar no constante crescimento do seu supermercado.
Para te ajudar, conte conosco, da Nord! Somos uma contabilidade especializada em supermercados e preparada para te auxiliar em toda essa trajetória.
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