Índice
Saiba por que você precisa dar atenção à tributação do seu supermercado
Entenda como a tributação pode impactar os resultados do seu supermercado e o que fazer para fazer escolhas inteligentes quanto ao assunto
A tributação é um tema complicado para a maioria dos gestores de supermercados.
E isso é algo bastante comum, principalmente tendo em vista a quantidade de detalhes presentes na incidência de impostos de um único produto, sem contar na velocidade com a qual determinadas normas costumam mudar.
Sabendo disso, preparamos este artigo, com informações relevantes, as quais vão ajudar você a entender melhor sobre os impactos dela em seu negócio e o que fazer para evitar prejuízos por conta desse tema.
Dito isso, fique com a gente até o final do nosso material e faça uma excelente leitura!
Como a tributação pode impactar em um supermercado?
A tributação está presente no dia a dia de diferentes empresas.
Tratando-se de supermercados, ele passa a ser algo ainda mais desafiador, tendo em vista principalmente uma particularidade: a incidência do ICMS.
Ele consiste em um imposto que varia bastante a forma de cálculo, tendo em vista a operação que está sendo realizada e também o produto comercializado.
Por exemplo, quando supermercados compram mercadorias de outros estados, precisam pagar imposto relacionado à diferença entre as alíquotas praticadas pelos diferentes entes federativos.
Na saída, ao vender mercadorias, as alíquotas praticadas podem modificar de acordo com o item que está sendo comercializado.
Fora isso, temos também todos os outros impostos os quais, de igual modo, podem comprometer os resultados do empreendimento.
Leia também:
- Como devem ser as despesas do supermercado?
- É possível abrir mais de uma empresa em meu nome? Quais as consequências?
- Como reduzir custos do meu supermercado?
Quais dificuldades os gestores podem ter quanto ao assunto e prejuízos ela pode proporcionar?
Um dos grandes desafios que gestores têm quanto ao tema está ligado a entender quais as regras que devem ser seguidas e ajustar seus processos internos para que elas sejam atendidas de maneira integral.
Perceba que pequenos descuidos podem comprometer seus resultados, fazendo com que você tenha que pagar juros, multas ou mesmo ter de lidar com autuações.
O que fazer para lidar com a tributação do seu empreendimento de forma estratégica?
Tratando-se desse tema em supermercados, o ideal é que você realize o planejamento tributário em seu negócio.
Por meio dele, você passa a conhecer alternativas, permitidas na legislação, as quais permitem redução da carga tributária e conformidade legal da sua empresa.
Todavia, por ser um tema complexo e para evitar escolhas equivocadas, é essencial contar com a ajuda de quem entende.
Agir assim dará a você, que é gestor de um supermercado, mais tranquilidade, facilidade em expandir os lucros do seu negócio e uma marca mais competitiva no mercado.
Entender qual será o melhor regime tributário para supermercados, ou seja, modalidade de apurar seus impostos, demanda conhecer as particularidades da sua empresa e saber como cada um deles (Simples Nacional, Lucro Real e Lucro Presumido) irá impactar seus resultados.
No link abaixo, você conhecerá quem pode ajudar nesse assunto:
Contabilidade especializada em Supermercados
Nord: uma contabilidade que se preocupa com o desenvolvimento do seu negócio
A gente pôde observar, em nossa conversa, que lidar com a tributação de um supermercado não é tarefa fácil, mas existem alternativas as quais vão ajudar você a ter melhor desenvoltura ao tratar do tema em sua empresa.
Nós, da Nord, somos uma contabilidade especializada em seu segmento e vamos dar o suporte de que você precisa para ter uma gestão mais eficiente.
Clique no link abaixo, converse com a gente, conheça os benefícios que nossa parceria proporcionará ao seu supermercado!
Preciso enxugar os gastos em meu supermercado