Índice
Saiba o que são as multas fiscais e o que fazer para evitá-las em seu supermercado
Conheça as multas fiscais e fique longe desse problema em seu negócio
Ficar longe de multas fiscais é o objetivo de muitos gestores.
Todavia, devido à variedade e complexidade da nossa legislação, por vezes essa é uma tarefa muito complicada.
Sabendo disso, preparamos o presente artigo, com informações valiosas, as quais vão ajudar você a entender mais sobre o que são multas fiscais e como ficar distantes delas em seu supermercado.
Dito isso, fique com a gente até o final do nosso material, proteja a sua empresa e faça uma boa leitura.
O que são multas fiscais?
As multas fiscais podem ser entendidas como sanções sofridas por uma empresa quando não obedece de forma integral a alguma lei ou exigência do Estado ligada ao Direito Tributário.
É importante diferenciá-las das multas ligadas ao não pagamento de tributos, já que as multas fiscais servem como um tipo de punição a contribuintes que não atenderam uma determinada lei de maneira completa.
No entanto, é necessário trazer que estar em dia com ela nem sempre é uma tarefa fácil; no próximo tópico, você saberá o motivo, mas, antes, aproveite para conhecer alguns artigos que vão ajudar a ter uma gestão mais eficiente do seu empreendimento:
- Registrar comércio – inicie seu negócio da forma correta
- Preenchimento incorreto de ECF gera multa e pode prejudicar empresas. Esteja atento!
- Saiba mais sobre a lei do superendividamento e proteja sua empresa contra a inadimplência.
Quais dificuldades os gestores têm quando se trata desse assunto?
Lidar com tributos é um grande desafio que vai além da carga tributária envolvida nessa tarefa.
Existe um número variado de leis e impostos que a empresa deverá recolher, caso realize uma atividade a qual se considere que gera a obrigação de pagá-la.
Nesse sentido, por vezes a falta de conhecimento pode fazer com que o gestor acabe não recolhendo um tributo devido.
Muitas vezes, o problema só aparece no futuro, quando a Receita Federal ou outro órgão do Estado notifica o empreendimento a recolher o tributo, acrescido com as atualizações monetárias, quando não, por vezes, com a multa fiscal decorrente do não cumprimento da norma.
Como exemplo, temos o ICMS, impostos cuja competência de fiscalização é do Estado e cujas regras para recolhimento variam de acordo com o regime tributário do empreendimento, tipo de produto, operação que está sendo comercializada, existência de convênios aos quais o negócio esteja aderindo, dentre outros.
Como evitá-las em um supermercado?
O ideal, a fim de que a empresa evite ter de lidar com multas fiscais, é contar com o apoio de quem entende de tributo e também conhece as particularidades da empresa.
É a partir daí que se pode entender com mais clareza quais as obrigações o negócio está propenso a cumprir e adotar medidas que contribuam para atendimento integral da legislação, o que evita problemas futuros.
No link abaixo, você saberá quem pode ajudar você nessa tarefa:
Contabilidade especializada em supermercados na Bahia
Nord: uma contabilidade especializada em supermercados
Como a gente pôde perceber, as multas fiscais acontecem quando sua empresa não atende a legislação tributária de forma completa.
Nós, da Nord, somos uma contabilidade especialista em atender supermercados e daremos a você o suporte necessário a fim de que possa atender de forma integral à legislação.
Clique no botão abaixo, converse com os nossos profissionais sobre os benefícios de contar com a gente!
Preciso de ajuda para manter meu supermercado longe de problemas