Índice
Dicas para não cair na malha fina
Quer saber como não cair na malha fina? Vamos te ensinar!
A malha fina é um assunto que causa muitas dúvidas e medo aos contribuintes, afinal, são inúmeras regras a serem cumpridas.
Cair na malha fina não é uma coisa boa, por isso, é importante evitá-la para não ter problemas com a Receita Federal.
Portanto, para te ajudar a evitar essa grande vilã, vamos apresentar, nesse artigo, dicas essenciais para você ou o seu negócio não cair na malha fina.
Confira!
O que significa cair na malha fina?
Cair na malha fina, ou malha fiscal, é quando a Receita Federal encontra alguma diferença e divergência nos dados declarados por você no Imposto de Renda (IR).
Essa diferença é encontrada a partir da análise dos documentos enviados, que verifica as informações e compara com informações de terceiros.
Como saber se caí na malha fina?
Para saber se a sua declaração caiu na malha fina, você precisa seguir as seguintes etapas:
- Acesse o portal e-CAC;
- Selecione a opção “Meu Imposto de Renda”;
- Clique na aba “Processamento” e, em seguida, em “Pendências de Malha!”.
Ao seguir essas 3 etapas, você consegue verificar se a sua declaração caiu na malha fina e também consegue identificar o motivo disso ter acontecido.
Os motivos mais comuns são em relação a omissões, como deixar de informar algum rendimento, à falta de documentação e a erros no envio de informações.
Portanto, ao identificar a razão, você será capaz de regularizar sua situação com a Receita Federal.
Mas como evitar cair na malha fina? Vamos falar sobre isso a seguir, confira!
Dicas para não cair mais na malha fina
1-Revise os valores informados
Qualquer número ou vírgula errada é motivo para fazer sua declaração de Imposto de Renda cair na malha fina.
Então revise os valores informados e, se possível, faça a declaração antecipadamente para conseguir fazer em um dia e revisar em outro, aumentando a assertividade.
2-Informe dados legítimos
Isso é de conhecimento comum, mas é sempre bom lembrar que fraudar documentos é crime, ainda mais para a Receita Federal.
Então não tenha dúvidas, informe dados e envie documentos verdadeiros e legítimos para não ser pego pelo Leão da Receita Federal.
3-Siga as regras do seu regime tributário
Uma das dicas mais importantes, mas que muitos acabam banalizando, é seguir as regras do seu regime de tributação.
4-Tenha um contador
Contar com a ajuda de um profissional da contabilidade é garantir que a sua declaração não terá erros e, assim, a sua empresa não irá cair na malha fina.
Além disso, ter um contador vai facilitar e agilizar a declaração, pois ele ficará responsável por declarar seu IR. Ou seja, você não precisará se preocupar com burocracias e ainda terá a segurança e a tranquilidade de que tudo acontecerá de forma devida e dentro do prazo.
Conte com o suporte da Nord Inteligência Contábil para se proteger da malha fina!
Nós, da Nord Inteligência Contábil, possuímos vasta experiência na declaração de Imposto de Renda e somos especialistas em serviços fiscais e tributários, sendo assim, podemos te ajudar a não cair na malha fina, entregando a sua declaração sem erros e dentro do prazo.
Assim, você evitará esse e outros problemas com a Receita Federal, o que poderia acarretar multas e outras penalidades.
Mas caso você já esteja na malha fina, nós também podemos te ajudar com isso, assim como podemos te ajudar com todas as questões contábeis do seu empreendimento.
Quer saber como?