Segundo um levantamento feito pelo Sebrae, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas, 86% dos pequenos empreendedores que buscaram empréstimo nas instituições financeiras não conseguiram o crédito ou ainda aguardam resposta. Isso significa que apenas 14% das microempresas tiveram êxito na solicitação de crédito.
A pesquisa foi realizada entre os dias 30 de abril e 5 de maio e ouviu 10.384 microempreendedores individuais (MEI) e donos de micro e pequenas empresas. O estudo levou em consideração dos empresários que buscaram crédito entre 7 de abril e 5 maio.
O levantamento ainda aponta outros números. Em um momento tão delicado da economia provocado pela pandemia, 90% das empresas de micro e pequeno porte registram queda na receita. Ainda assim, 62% não buscaram crédito no início da crise. 88% dos que buscaram, escolheram as instituições bancárias. Aqueles que preferiram opções alternativas, como amigos e parentes somaram-se 43%, instituições de microcrédito, 23% e negociação de dívidas com fornecedores, 16%.
Outros números apontados pela pesquisa revelam o reflexo do isolamento recomendado pelas autoridades de saúde. Para se ter uma ideia, 44% dos entrevistados informaram que suspenderam os negócios porque dependem do trabalho presencial. 32% continuam trabalhando por meio das plataformas digitais. 12% mantêm o funcionamento mesmo sem ferramentas digitais e apenas 11% continuam com as atividades normalmente.
O cenário de crise fez muitas empresas se reinventarem e buscarem outras formas de vender o seu produto. A grande aposta foi a venda online. Segundo o levantamento, 29% das microempresas passou a vender por meio das redes sociais, 12% nos aplicativos e 8% através dos aplicativos de entrega.
Confira todos os números da pesquisa no site do Sebrae.
http://www.agenciasebrae.com.br/sites/asn/uf/NA/86-dos-pequenos-negocios-que-buscaram-credito-nao-conseguiram-ou-aguardam-emprestimo,f8442c5183d22710VgnVCM1000004c00210aRCRD
Contabilidade para indústrias em vitória da conquista
Contabilidade para fábricas em vitória da conquista A contabilidade especializada para a indústria de produtos alimentícios é fundamental para garantir o sucesso financeiro e operacional dessas empresas. Este setor enfrenta desafios específicos que demandam uma abordagem contábil adaptada, e o