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Confira como manter a gestão de cobrança do seu comércio impecável!
Por meio de dicas simples e práticas, saiba como implementar uma gestão de cobrança eficiente para o seu comércio
A gestão de um comércio é determinante para os resultados que serão obtidos; por isso, todo cuidado com cada detalhe é crucial para o êxito do seu negócio.
Nesse cenário, um dos aspectos da sua gestão que deve ser priorizado para que problemas financeiros não sejam uma realidade é a gestão de cobrança.
Sabendo disso, neste artigo, vamos falar justamente sobre isso, a fim de apresentar dicas simples e práticas capazes de fazer toda a diferença nesse sentido.
Assim, as cobranças e inadimplências não serão um problema em seu dia a dia.
Gestão de cobranças: qual a importância?
Antes de falarmos sobre as dicas que preparamos, é crucial ter em mente a importância de uma efetiva gestão de cobranças para o seu comércio.
É por meio dessa gestão que torna-se possível:
- Ter controle sobre as cobranças as quais seu comércio deve cumprir;
- Ter controle sobre as cobranças que seu comércio deve fazer;
- Ter projeção financeira; entre outros.
Por isso, este é um aspecto que deve ser levado como prioridade em seu negócio.
Dicas para uma gestão de cobranças impecável
Agora que já evidenciamos a importância da gestão de cobranças, vamos dar algumas dicas valiosas sobre o assunto.
Logo, é importante manter em mente que a gestão de cobrança abrange dois pontos: as cobranças que o seu negócio deve cumprir para não ficar inadimplente e as cobranças que deve realizar para não sofrer com prejuízos financeiros.
Dito isso, vamos falar sobre esses dois aspectos a seguir.
Cobranças a cumprir
As cobranças a cumprir são referentes às contas a pagar do seu comércio, ou seja, cruciais para evitar situações de inadimplência, juros e problemas financeiros.
Para lidar com as cobranças a cumprir, o ideal é que não haja uma situação em que uma cobrança seja, de fato, realizada.
Dessa forma, algumas dicas são:
- Organize os prazos;
- Organize o financeiro previamente;
- Em caso de emergências, negocie com os credores.
Cobranças a fazer
Em relação às cobranças a fazer, é importante sempre manter uma relação tranquila com seus clientes, fornecedores e afins.
Ou seja, organize os prazos limite e, caso seja necessário, realize a cobrança:
- De forma cordial;
- Verificando se o pagamento será realizado;
- Se necessário e possível, ajuste prazos.
Com isso, você evitará situações problemáticas e lidará com a situação da melhor forma possível.
Em casos de cobranças sem retorno, após o contato cordial e tentativa de negociação, é o momento de entrar com as medidas cabíveis.
Mantenha a sua gestão de cobrança impecável!
Para colocar tudo em prática e manter não só a gestão de cobrança, mas cada processo do seu comércio impecável, é crucial ter tempo para focar nessa situação.
Além disso, o controle do fluxo de caixa e das contas a pagar e a receber também é indispensável.
Contudo, para realizá-lo, ter o suporte adequado é fundamental. E você pode contar conosco, da Nord, para isso!
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