Índice
Restituição e pagamento via pix: Entenda agora como funciona
A Receita Federal trouxe várias novidades para a declaração de IR 2022. Agora o contribuinte vai poder exercer os pagamento e restituições via pix. Quer entender tudo sobre esse assunto? Continue a leitura e entenda.
A declaração do imposto de renda deste ano oferece algumas novidades para o contribuinte, entre elas o pagamento e restituição via pix.
Esse ano os contribuintes têm que se atentar aos prazos que no últimos anos se estenderam em decorrência da pandemia.
A Receita Federal já está recebendo a declaração do imposto de renda da pessoa física, este ano o prazo para a entrega começou no dia 07 de março e vai até o dia 29 de abril.
Para entender tudo sobre restituições e pagamentos via pix continue a leitura.
Para saber mais sobre a declaração do IRPF acesse os links abaixo e veja os materiais em nosso blog sobre o assunto.
- Saiba mais sobre a declaração de ajuste anual do imposto de renda
- Você sabe se poderá optar pela declaração de IR pré-preenchida em 2022?
- Malha fina: saiba o que fazer para evitá-la
Como funciona o pagamento do imposto de renda via pix?
Anualmente a Receita recebe a declaração do imposto de renda, onde o contribuinte presta contas ao fisco acerca dos tributos pagos durante o ano anterior.
Em casos em que a Receita identifica através da declaração que o contribuinte não pagou os impostos conforme o devido, é cobrado o equivalente à quantia devida.
Se a pessoa tiver pago impostos a mais, possuir valores retidos na fonte, o valor este que deve ser restituído para o contribuinte.
Esse ano de 2022 será possível pagar o imposto devido e receber as restituições – quando de direito – via pix.
Com essa nova opção de pix a Receita busca levar facilidade para o contribuinte e diminuir as possibilidades de erros na digitação de dados das contas fornecidas.
Quer saber tudo sobre a declaração do imposto de renda? Clique aqui e tenha acesso às regras da declaração do IR 2022 divulgadas pela Receita Federal.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por NORD INTELIGÊNCIA CONTÁBIL (@nord_contabilidade)
Como funciona o pagamento da DIRF via pix
No caso da DARF, (Documentos de Arrecadação de Receitas Federais) o contribuinte deve utilizar o QR code emitido pelo programa imposto de renda com valor a ser pago, possibilitando o pagamento via pix.
Como funciona a restituição via pix?
Para garantir o pagamento da restituição via pix, a chave fornecida deve ser igual ao CPF do contribuinte titular da declaração, não sendo permitido nenhum outro tipo de chave pix, como, e-mail ou celular.
A informação deve ser fornecida no ato do preenchimento do documento.
As restituições seguem ordem prioritária, e é feita em 5 lotes com início para o pagamento do 1º lote em maio.
Vale ressaltar que, quem entregar a declaração primeiro tem prioridade na restituição, então quem entregar primeiro recebe também primeiro.
Então, se você quiser receber a sua restituição via pix, certifique-se que já tenha uma chave pix cadastrada com seu CPF, caso não possua, basta apenas acessar o aplicativo do seu banco e criar uma chave pix utilizando os números do seu documento de CPF.
Quais as datas previstas para a restituição?
- 1º lote em 31 de maio
- 2º lote em 30 de junho
- 3º lote em 29 de julho
- 4º lote em 31 de agosto
- 5º lote em 30 de setembro
Quer garantir o preenchimento correto da sua declaração e obter a sua restituição?
Conte com a Nord Contabilidade
Contar com um atendimento e atenção especializada para declarar o seu imposto de renda diminui os riscos de erros, de digitação, preenchimento de dados além de agilizar todo o processo e evitar problemas com a Receita decorrentes de equívocos com o preenchimento do documento.
A Nord Contabilidade com profissionais especializados e preparados para realizar esse processo e garantir assim o cumprimento de todos os seus direitos de contribuir.
Além de anular as possibilidades de erros, como digitação, divergências de dados e informações. Conte com a Nord e garanta sua restituição nos primeiros lotes.
CLIQUE AQUI E GARANTA A SUA RESTITUIÇÃO DO IR COM A AJUDA DE UM PROFISSIONAL!

