Índice
Como declarar imposto de renda retido na fonte?
A declaração do imposto de renda retido na fonte, ou seja, a DIRF 2022, é uma das declarações obrigatórias que são atribuídas às empresas brasileiras. Leia o nosso artigo e entenda!
Se você possui uma empresa, é muito importante saber como funcionam os trâmites para realizar a DIRF 2022, assim você evitará que a sua empresa sofra com possíveis multas.
A DIRF tem como objetivo principal que a fonte pagadora, ou seja, as empresas, prestem contas junto à Receita Federal.
Por isso, é indispensável que você, como empresário, esteja a par das questões que envolvem a declaração deste imposto.
Elaboramos este artigo para que você entenda como declarar imposto de renda retido na fonte. Continue a leitura para saber mais!
DIRF 2022: como fazer essa declaração?
A declaração da DIRF precisa ser entregue, normalmente, no início de cada ano. Sendo assim, as datas corretas são sempre disponibilizadas no site da Receita.
Para fazer a DIRF 2022, é necessário acessar o portal da Receita Federal e fazer o download do Programa Gerador de Declarações.
É importante destacar que se você já possui o programa instalado, é necessário baixá-lo novamente, pois podem ter ocorrido novas atualizações. Esteja atento!
Para realizar a declaração da DIRF 2022, as pessoas físicas precisam acessar o programa com o nome e o CPF.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por NORD INTELIGÊNCIA CONTÁBIL (@nord_contabilidade)
Já em relação às empresas, será necessário a apresentação do nome empresarial e o número do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, ou seja, o CNPJ.
Vale destacar que, caso a empresa possua outras filiais, a responsabilidade da declaração ficará por conta da matriz.
A atenção no momento do preenchimento das informações é extremamente necessária, pois se verificado qualquer dado incorreto ou alguma inconsistência, o contribuinte terá até cinco anos de prazo para fazer a correção.
Deixar de apresentar a DIRF 2022, apresentá-la com erros ou até mesmo fora do prazo estabelecido, entre outras coisas, pode gerar multas para aquele que está realizando a declaração. Seja pessoa jurídica ou pessoa física.
Por isso, é fundamental contar com um profissional contábil especializado em tributação para te ajudar a fazer a declaração de forma correta e dentro do prazo.
Conte com a Nord Inteligência Contábil!
Como vimos, a apresentação e o preenchimento da DIRF 2022 é obrigatória e devido ao seu elevado grau de detalhamento, é recomendado o auxílio de profissionais de contabilidade.
Por isso, nós da Nord Inteligência Contábil, estamos aqui para lhe ajudar a não cometer erros que possam prejudicar o seu negócio, ocasionando multas e outras penalidades.
Se ainda resta alguma dúvida sobre essa declaração, os especialistas da Nord irão tirar todas as suas dúvidas e irão auxiliar no cumprimento das obrigações essenciais da sua empresa.
Estar em dia com as obrigações do seu negócio evita que ele tenha problemas com a Receita, por isso, é importante estar atento a essas questões.
Então não perca mais tempo e entre em contato conosco agora mesmo.
Para falar conosco, basta clicar no ícone do WhatsApp presente em sua tela. Estamos esperando por você!
Realizar a DIRF corretamente com o auxílio de um profissional!