Um levantamento realizado com mais de 7 mil micro e pequenos empresários em todo o Brasil, entre o fim de maio e início de junho, abordou as dificuldades em conseguir crédito durante a pandemia do coronavírus.
43% das pessoas que tiveram os negócios fechados responderam à pesquisa que a situação poderia ter sido evitada caso tivessem conseguido o crédito com o governo. Para se ter uma ideia, apenas 16% das pequenas empresas que buscaram o crédito conseguiram fechar o financiamento.
O Sebrae aponta que 518 mil micro e pequenas empresas fecharam as portas durante a pandemia, o que corresponde a 3% do total. Mas, para que a empresa não chegue a esse extremo, uma série de fatores devem ser analisados e a contabilidade é a grande responsável por isso.
O setor contábil tem o papel de esclarecer e indicar o melhor caminho a ser seguido, inclusive ao solicitar um crédito.
É preciso avaliar se linhas disponíveis no mercado atendem aos interesses da empresa, assim como prazo, taxas de juro, parcelas, entre outros.
Qualquer tomada de decisão, principalmente nesse período de crise, deve ser apontada pela contabilidade, inclusive se há necessidade de buscar o crédito e a melhor escolha para evitar o fechamento.
#crédito #mei #débito #empreendedorismo #covid #whatsapp #empresa #venda #contabilidade #velas #empreendedor #marketingdigital #microempreendedor #cartão #brasil #maquineta #empreender #negocios #contador #empresario # #fé #sucesso #nordinteligenciacontabil #vitoriadaconquista