Índice
Evite erros: controle de seu estoque físico e fiscal, aprenda a fazer corretamente
A má gestão dentro de um supermercado é um dos fatores que mais contribuem para o encerramento do negócio. Saber alinhar e gerenciar bem os processos necessários, como a gestão de estoque, físico e fiscal, é fundamental para manter a saúde financeira de seu supermercado. Veja agora os cuidados necessários para não errar nesse controle.
Quem quer abrir um supermercado e depois ter que encerrar as atividades por falta de controle e gestão efetivos? Essa é uma realidade no cenário das empresas brasileiras.
Para manter as atividades empresariais funcionando e crescer no mercado é fundamental manter o controle de estoque de forma real e eficiente.
Gerir estoque, tanto físico quanto fiscal, não é uma atividade simples, demanda atenção nos processos e alguns cuidados específicos para evitar erros.
Pensando nisso, trazemos um artigo que irá te ajudar a identificar os cuidados necessários no controle de estoque de seu supermercado. Continue a leitura e entenda.
Leia também os assuntos sobre gestão de empresas listados abaixo.
- Gestor, conheça o sistema que busca simplificar a forma de atestar dados fiscais
- Empresário: conheça os termos importantes referentes à segurança digital e proteja-se!
- Ir à falência: saiba como evitar!
O que é estoque fiscal e qual a diferença para o estoque físico?
O estoque físico trata-se das mercadorias declaradas pela empresa, ou seja, mercadorias que fazem parte das obrigações acessórias.
Desse modo, o estoque fiscal diz respeito às movimentações das mercadorias em sentido a fiscalização.
A contagem de mercadorias dentro de um supermercado é algo comum e importante, porém, pode ser que acabe havendo alguma divergência em relação ao número de mercadorias no estoque em relação ao que é transmitido à Receita.
Em alguns casos em que ocorrem códigos duplicados, por exemplo, é fácil ter uma diferença entre o estoque físico e fiscal.
Principais causas de divergências entre estoque físico e fiscal?
É fácil comprar em excesso, do mesmo modo que estocar em falta. Quanto mais você compra, mais caro fica e mais arriscado é comprar mercadorias que são muito caras ou de qualidade inferior ao planejado.
O outro lado dessa moeda é que, ao sub armazenar seu estoque, você corre o risco de perder vendas e acabar com uma falta de dinheiro. Você está evitando erros no controle de seu controle físico e fiscal?
Em caso afirmativo, como você pode evitá-los no futuro? Vamos analisar os possíveis erros de controle:
- Falta de controle interno;
- Não registrar as movimentações de entradas e saídas de mercadorias;
- Erros de lançamentos;
- Dar baixa de forma incorreta.
Como manter o controle de estoque físico e fiscal em sua empresa?
-
Evite sobre compras
Um dos erros mais comuns cometidos no controle de seu estoque físico e fiscal é a compra excessiva. Nesse caso, você aumenta o risco de ter que vender demais ou de não conseguir vendê-lo de forma alguma.
Isto pode levar a uma falta de dinheiro e a uma diminuição nas vendas. Para evitar isso, você precisa se concentrar em duas coisas: manter seus preços razoáveis e garantir que seu supermercado tenha produto suficiente para atender à sua demanda prevista.
-
Dados incoerentes
Quando você lança os dados, é importante saber qual será o resultado. Se não o fizer, você pode acabar tendo um resultado indesejável. O mesmo é verdade com seu estoque.
Você precisa ter certeza de que seus dados são consistentes em seus resultados para que você possa prever com precisão as vendas e os resultados financeiros. Isto o ajudará a evitar cometer erros dispendiosos no futuro.
-
Falta de colaboração
Quando você estiver estocando , é importante trabalhar junto com sua equipe para garantir que todos estejam cientes dos processos. Sem um esforço coordenado, pode ser fácil para alguém fazer uma compra incorreta . Isto acontece quando uma pessoa está equivocadamente encarregada do processo de compra e não tem informações suficientes para tomar uma decisão informada.
-
Inventário físico
Para manter um controle e eliminar as divergências entre estoque físico e fiscal é necessário a realização de um inventário físico, nesse caso é feita a contagem das mercadorias.
Com a realização desse balanço é possível verificar as mercadorias e verificar o que está no estoque, faltas e sobras, além de poder fazer o controle efetivo das entradas e saídas e evitar divergências entre estoques físico e fiscal.
Conte com o auxílio especializado da Nord Contabilidade
Para cuidar dos assuntos fiscais de seu supermercado, manter o controle efetivo, o auxílio especializado de um profissional é fundamental.
Nós, da Nord Contabilidade, trabalhamos com as melhores ferramentas de gestão e controle para solucionar problemas de controle de estoque e demais assuntos fiscais em seu supermercado.

