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O atendimento ruim em seu supermercado pode levá-lo à falência! Se atente e saiba como resolver esse problemas.
Dizem que a primeira impressão é a que fica, de fato se o consumidor vai em busca de algo em um supermercado e tem um mal atendimento por parte da equipe, ele dificilmente repetirá a experiência de compra, portanto um mal atendimento, e de maneira recorrente pode levar o seu supermercado a falência. Veja agora como isso pode afetar seu negócio e não cometa esse erro!
Quando o cliente busca por algo para comprar ele não avalia apenas a qualidade do produto, ele analisa a experiência de compra como um todo.
Não apenas a primeira impressão pode afetar o julgamento do consumidor sobre a empresa, mas também todas as etapas que envolvem o processo da compra.
Um mau atendimento, gera não apenas insatisfação no cliente, como uma propaganda ruim, afinal um consumidor sempre divide suas experiências e opiniões acerca de um produto e empresa, para um familiar, amigo ou conhecido.
Portanto, um mau atendimento pode gerar um efeito negativo de enorme escala para a sua empresa, no caso dos supermercados, dificultando as vendas e consequentemente podendo levá-lo à falência.
Então, preparamos esse artigo sobre o mau atendimento em supermercado e como ele pode impactar a saúde financeira do mesmo, com as informações que trazemos aqui, será mais fácil elaborar estratégias para melhorar o atendimento no seu estabelecimento e não correr esses riscos, fique atento e veja como solucionar essa situação!
A gestão de um supermercado, especialmente por se tratar do ramo alimentício, possui uma série de fatores específicos a serem analisados. Portanto, veja no nosso blog diversos artigos que tratam da gestão para supermercados em vários setores, confira abaixo.
- Problemas no supermercado: quais são e como solucioná-los?
- Projeção de fluxo de caixa: saiba como fazer em seu supermercado!
- Redução de custos para supermercado – descubra como garantir
Quais as consequências do mau atendimento para supermercado?
A primeira coisa que você vem à mente quando falamos de mau atendimento é a perda de clientes, isso é um fato, porém esse não é o único efeito negativo que esse atendimento pode vir a causar no seu supermercado. Outras consequências são:
- Perda na lucratividade;
- Comprometimento do poder competitivo;
- Compromete a imagem do negócio; que consequentemente
- Pode levar a empresa a falência;
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Por que o mau atendimento pode causar a falência de supermercado?
O mau atendimento interfere diretamente nas escolhas e comportamentos do cliente em seu supermercado, quando não priorizado, o atendimento acaba se tornando precário e interferindo na experiência do consumidor de forma negativa, o que o leva a abandonar a compra.
A perda do cliente é um fator que pode deixar seu negócio em desvantagem em relação às demais empresas competidoras, afinal sem cliente não há venda e sem venda não existem lucros.
Além disso, um cliente insatisfeito não irá apenas não comprar mais, certamente ele irá compartilhar sua experiência negativa com o mercado, comprometendo a reputação do estabelecimento.
E quando as referências negativas sobre o estabelecimento são bem mais comuns e fortes que as positivas, além de ter um poder de expansão maior, acaba afastando potenciais clientes.
Como melhorar o atendimento para supermercado?
Tendo em vista todas essas consequências que o mau atendimento pode causar em sua empresa, é fundamental conhecer e pôr em prática estratégias para melhorar a experiência do seu cliente com o atendimento, isso parte de identificar os erros com o atendimento e corrigi-los.
Veja dicas para melhorar o atendimento seu supermercado:
-
Conheça o seu público;
Para começar, saber a respeito do seu público o que ele busca e necessita é fundamental, esse conhecimento facilitará a abordagem e melhora a experiência de seu cliente, uma vez que, sabendo o que ele busca ficará mais fácil oferecer soluções necessárias para ele.
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Prepare sua equipe;
Não basta conhecer as expectativas de seu cliente, a equipe de atendimento tem que estar preparada para atendê-lo.
Uma maneira eficaz de garantir esse bom atendimento é a capacitação da sua equipe, um funcionário deve saber lidar com diversas situações e saber sobre vários aspectos do negócio para oferecer um bom atendimento, por isso investir em capacitação para a equipe é fundamental para evitar o mau atendimento.
Portanto tenha em mente que para evitar o mau atendimento no seu supermercado, o estabelecimento deve cumprir passos como:
- Ouvir o cliente;
- Ouvir e capacitar a sua equipe;
- Oferecer boas ferramentas de trabalho;
- Entender sobre os produtos oferecidos;
- Aprender a lidar com situações adversas e clientes difíceis;
- Utilize sempre a tecnologia em prol da otimização de processos.
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